sexta-feira, dezembro 22, 2006

Associativismo: TÁ (mesmo) A MEXER!!


Continuando a ronda pelos meandros do Associativismo, sobretudo do Associativismo Juvenil e de jovens ligados a esse movimento, focamo-nos, desta vez, na Associação Juvenil Tá a Mexer.

Esta Associação foi formada, inicialmente, por um grupo de jovens, animadores, que normalmente desenvolviam actividades na Paróquia da Lourinhã e que, sentido a necessidade de uma maior organização e de apoios, decidiram constituir-se oficialmente como associação em Julho de 1998. No que concerne aos membros fundadores oficiais, que arrancaram com este benemérito projecto, são eles o Padre Paulo Antunes, Vítor Manuel Henriques Marques, Adosinda Maria da Silva Fonseca, Maria da Ascensão de Oliveira Fernandes Matias e Catalina Rodrigues Pereira. Destacam-se ainda como colaboradores, desde a sua fundação, António Alberto e Fernanda Ferreira.


A Associação começou por estar sedeada no Convento de Santo António, instalações mantidas até à actualidade.

Aquando da sua formação, foram essenciais os pequenos apoios que receberam da Câmara Municipal, bem como alguns benefícios concedidos por algumas empresas do concelho. Neste momento, o Tá a Mexer é apoiado pela Câmara Municipal da Lourinhã, pela Junta de Freguesia da Lourinhã e pelo Instituto Português da Juventude, mediante a apresentação de candidaturas e de relatórios de actividades e contas, simultaneamente.

Quanto aos objectivos iniciais da Associação, estes passam, sobretudo, pela formação integral de jovens e a ocupação dos seus tempos livres, da melhor forma possível. Os objectivos que o Tá a Mexer prossegue, hodiernamente, continuam exactamente os mesmos, contudo agora alargados, devido a uma grande multiplicidade de projectos na área da formação e da ocupação de tempos livres.
Esta Associação, que tão importante trabalho tem desenvolvido em prol da Juventude, gosta de dar oportunidades aos jovens, por isso oferece ocupações de Verão, onde os jovens ganham algum dinheiro de bolso e tomam contacto com a actividade profissional. Há também trabalho desenvolvido, actualmente, com alguns jovens voluntários, que vão ajudando, de forma sempre gratuita, no trabalho associativo.

Neste momento estão em curso, pelo menos, nove projectos, nas áreas acima referidas, todos eles a funcionar com base nas parcerias estabelecidas. Existem também prestação de serviços na área da animação e um serviço de apoio psico-pedagógico e um gabinete de aluno, onde são ministradas explicações e aperfeiçoados os métodos de estudo, tudo isto para apoiar crianças com problemas escolares e sociais.

Esta Associação Juvenil tem também um boletim informativo, o ‘Tá Jovem’, veículo privilegiado de discussão e de reflexão, acerca dos temas que preocupam a nossa Juventude.

Em suma, temos uma Associação Juvenil, no coração da vila, sempre de portas abertas a todos e fica aqui e desde já o repto e o convite a visitarem o Tá a Mexer, uma vez que este se encontra ao serviço da comunidade.

2 Comentários:

At 8:10 da tarde, Anonymous Anónimo disse...

gostava que alguem me ligasse ou desse um toque para eu depois falar com alguem sobre o tema susana 963392525

 
At 7:10 da tarde, Blogger SILÊNCIO CULPADO disse...

É bom ler tudo o que aqui dão conta. Lourinhã é uma zona do País encantadora mas são as pessoas e a forma como se relacionam, associam e evoluem que lhe dão alma. Por isso não desistam!
Um abraço

 

Enviar um comentário

<< Home